COMPOSIÇÃO DOS SISTEMAS
A energia solar fotovoltaica é a energia obtida a partir da conversão direta da luz do sol em eletricidade. Isso ocorre por meio de um efeito chamado fotovoltaico, que é o aparecimento de uma diferença de potencial nas extremidades do material semicondutor, produzida pela absorção da luz. A célula fotovoltaica é a unidade fundamental para esse processo.
Célula solar fotovoltaica: Dispositivo básico para se produzir o efeito fotovoltaico.
Módulo solar fotovoltaico ou painel solar fotovoltaico ou placa solar fotovoltaica: Células fotovoltaicas conectadas, produzindo tensão e corrente suficientes para utilização.
Gerador fotovoltaico: Diversos módulos (painéis ou placas) solares fotovoltaicos interligados.
Sistema fotovoltaico: Conjunto de módulos (painéis ou placas) solares fotovoltaicos e seus periféricos, tais como controladores de carga, baterias, inversores, etc.
Vantagens na utilização da energia solar fotovoltaica:
Tipos de Sistemas Fotovoltaicos
1-)On-grid:
Também conhecido como grid-tie ou conectado à rede, precisa da existência da rede elétrica local para funcionamento, tendo a produção de energia entregue diretamente a ela.
2-) Off-Grid:
Também conhecido como sistema isolado, funcionamento independente da rede elétrica, geralmente utiliza bateria para armazenamento da energia gerada.
Tecnologias de Baterias para Sistemas Fotovoltaicos
Atualmente, o mercado disponibiliza tecnologias de baterias capazes de atender às mais rigorosas aplicações no que diz respeito à durabilidade, entre as quais temos:
Fatores Decisivos para Escolha da Tecnologia para Sistemas FV
Relação Custo Benefício x Confiabilidade das Aplicações
Em 2017 o Brasil ingressou no ranking de geração de energia fotovoltaica e figura atualmente entre os dez países com maior potência instalada. Os investimentos na área e a procura por equipamentos estão aumentando na mesma proporção.
A aplicação fotovoltaica requer produtos que possam suportar grandes variações de temperatura e também ciclabilidade. A robustez da aplicação requer equipamentos em sua composição que atendam esse mesmo critério,
Para a escolha da melhor bateria, devem ser considerados os fatores indicados anteriormente e também um estudo da adequação ao uso, para que não haja riscos de desperdícios no projeto.
Na tabela a seguir você encontrará as diversas tecnologias de baterias estacionárias que poderão ser utilizadas, incluindo os seus custos aproximados por AH e também a expectativa de vida útil nas aplicações fotovoltaicas.
Cada tipo de bateria e respectiva tecnologia tem sua particularidade, a qual deverá ser adequada à confiabilidade dos sistemas, que deve sempre ser medida pelo prejuízo financeiro, ou seja, caso haja interrupção do suprimento de energia por falhas destas baterias, qual será o prejuízo em dinheiro. Isso norteará os projetos.
Mas, vale lembrar que nem sempre o produto mais barato é o mais adequado ao projeto, assim como nem sempre o mais caro é o mais adequado. Desta forma, demonstramos a importância de se dimensionar e escolher adequadamente a bateria, pois esta, definitivamente, deverá atender a todos os requisitos do projeto.